Modelos de crédito x ciclos do Mercado Financeiro

As Instituições Financeiras, em sua grande maioria, seja no Brasil ou no mundo, possuem bons conhecimentos na análise e modelagem dos riscos para concessão e avaliação dos clientes e operações de crédito.

Contudo, se observa certa dificuldade no monitoramento e acompanhamento das análises das variáveis de risco das carteiras de crédito, sendo uma preocupação dentro das Instituições Financeiras, assim como dos Órgãos Reguladores de cada País.

Em tempos de turbulência e incerteza no ambiente macroeconômico, é de fundamental importância aferir e ajustar os modelos matemáticos de concessão e risco, acompanhar e monitorar as possíveis alterações observadas de PERDA ESPERADA e reavaliar as provisões para perdas com crédito.

O maior desafio para as instituições financeiras seria o diagnóstico correto e a cura da contaminação dos modelos. Para isso, serão necessários cálculos precisos das variáveis que serão implementadas, assim como um acompanhamento através de um termômetro do comportamento atual do mercado e dos clientes, adicionando novas variáveis para uma melhor previsão (Média – Variância).

Procurar a causa da radicalização do mercado de crédito em sua expansão ou contração, requer conhecimento, análise temporal das informações do mercado e tecnologia adequada.

SK Intelligence, entendendo os desafios das instituições financeiras para uma melhor aferição de seus modelos de concessão e risco de crédito, desenvolveu uma plataforma tecnológica – CRISk Financial, voltada para (Bancos Tradicionais, Bancos Digitais e Fintechs de Crédito) com dados históricos estruturados, cálculo das variáveis de risco, indicadores de performance (KPIs) e indicadores de risco (KRIs). Esta mesma plataforma tecnológica disponibiliza em um de seus módulos, informações com dados estruturados do mercado e o comparativo de todas as instituições financeiras de crédito no Brasil.

Com o CRISk Financial e seus sensores de risco, podemos criar diagnósticos precisos e transformá-los em conhecimento.

Deixe um comentário